Alinne Moraes

Aline Cristine Dorelli de Magalhães e Morais, nome artístico Alinne Moraes, (Sorocaba, 22 de dezembro de 1982) é uma atriz brasileira. Ficou conhecida ao interpretar a personagem homossexual Clara, na telenovela Mulheres Apaixonadas, a vilã Sílvia em Duas Caras, em Viver a Vida, no papel da paraplégica Luciana, alçada protagonista da trama, a mocinha Lívia em Além do Tempo e a vilã Diana em Rock Story. Também interpretou a vilã Isabel em Espelho da Vida.

Biografia e Carreira

Alinne iniciou a carreira artística trabalhando como modelo. Ela estreou na televisão em 2002, na novela Coração de Estudante, exibida às 18h, na qual interpretou a mãe adolescente Rosana. No ano seguinte, em Mulheres Apaixonadas, interpretou a estudante Clara, que rendeu à atriz o prêmio de Atriz Revelação de 2003 no troféu “Melhores do Ano”, do Domingão do Faustão. Em Da Cor do Pecado (2004, na faixa das 19h), a atriz interpretou a surfista Moa, que se envolveu com o Paco (Reynaldo Giannechini) durante boa parte da trama.

Entre 2004 e 2005, a atriz viveu Nina, na novela Como uma Onda, seu primeiro papel de destaque após a recusa de Priscila Fantin. Em 2005 e 2006, Alinne viveu a romântica Penny Lane na novela Bang Bang, na faixa das 19h. Em novembro de 2004, foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP.

Em agosto de 2008, a atriz foi capa da primeira edição da versão brasileira da revista masculina Maxim. Em 2006, após o término de Bang Bang, Alinne estreou no cinema, onde protagonizou a comédia romântica Fica Comigo Esta Noite, cujo elenco ainda tinha Vladimir Brichta, Laura Cardoso, Gustavo Falcão e Milton Gonçalves. Entre 2007 e 2008, Alinne viveu um de suas mais marcantes personagens: a vilã psicopata Maria Sílvia, de Duas Caras, trama de Aguinaldo Silva, exibida às 21h, sucesso de audiência.

Alinne protagonizou de 2009 a 2010, em Viver a Vida, na faixa das 21h, onde interpretava a ex-modelo Luciana, filha de Tereza (Lília Cabral) e Marcos (José Mayer), que no início da trama era rival de Helena (Taís Araújo), esposa de seu pai, mas sofreu um acidente de ônibus que a deixou tetraplégica.

No final Luciana casa-se com Miguel (Mateus Solano) e teve filhos gêmeos. A atuação de Alinne em Viver a Vida foi tão intensa que acabou tendo mais destaque que as famosas Helenas, de Manoel Carlos. A interpretação rendeu à atriz vários prêmios, entre eles o Prêmio Faz Diferença 2009, concedido pelo jornal O Globo, na categoria “Revista da TV”, o Prêmio Contigo 2010 e também o troféu Melhores do Ano 2009, do Domingão do Faustão, ambos como melhor atriz de 2009.

Posteriormente, ela fez participações nas séries As Cariocas (onde foi protagonista do episódio A Noiva do Catete). Em 2009, posou nua para o livro Mario de Janeiro Testino, do fotógrafo peruano Mario Testino, junto com Fernanda Lima, Grazi Massafera e outros famosos. No mesmo ano, em novembro, foi capa da revista Rolling Stone no Brasil.

No mesmo ano, interpretou uma garota de programa no filme Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas, segundo filme da série protagonizada originalmente por Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres. Em 20 de janeiro de 2010, Alinne Moraes foi internada na Clínica São Vicente, na Gávea (Rio de Janeiro), com quadro de infecção renal. A atriz recebeu alta no dia 24 de janeiro, um domingo, e retomou as gravações da novela na quinta-feira, dia 28.

Alinne Moraes como a Kátia da série Como Aproveitar o Fim do Mundo em 2012. Em 2011, ela interpretou Lili, no remake da telenovela O Astro, exibida às 23h. Na versão original, exibida entre 1977 e 1978, a personagem foi vivida por Elizabeth Savalla. Protagonizou dois episódios de Amor em 4 Atos (nos episódios Folhetim e As Vitrines) e participou do primeiro capítulo da novela Cordel Encantado. Alinne Moraes esteve no tapete vermelho do Festival de Cannes em 2011.

A atriz foi convidada para participar do evento pela marca de produtos de beleza L’Oréal. No mesmo ano, protagonizou, junto com Wagner Moura, o filme O Homem do Futuro, interpretando Helena, uma antiga paixão do protagonista Zero (personagem de Wagner) nos tempos de faculdade.

Em 2012, protagoniza a série Como Aproveitar o Fim do Mundo, juntamente com Danton Mello e Nelson Freitas. Em 2013, foi cotada para integrar a telenovela Em Família, porém foi substituída pelo fato de estar grávida de seu primeiro filho o papel ficou com Tainá Müller.

Em 2015 volta as novelas, onde protagoniza a novela Além do Tempo, ao lado de Rafael Cardoso e Paolla Oliveira. Em 2016, interpreta a antagonista Diana na telenovela Rock Story, fazendo par romântico com Rafael Vitti. Em 2018, interpreta a vilã Isabel na novela Espelho da Vida, fazendo parte do trio de protagonistas da trama junto de Vitória Strada, João Vicente de Castro e Rafael Cardoso.

Vida pessoal
Entre os anos de 2002 e 2005, foi casada com o ator Cauã Reymond. Depois da separação, Aline teve vários namorados.

Em dezembro de 2010, Alinne Moraes recebeu o título de cidadã emérita de Sorocaba, em reconhecimento aos seus trabalhos no cinema, teatro e televisão.

Em 17 de outubro de 2012, a atriz revelou ser ateia.

No dia 8 de maio de 2014, ela deu à luz seu primeiro filho Pedro, fruto da sua união com o cineasta Mauro Lima.

Em entrevista coletiva para o lançamento da série “Como aproveitar o fim do Mundo”, da qual foi protagonista interpretando uma personagem supersticiosa, em 2012, a atriz revelou ser ateia. “É estranho isso, mas eu tenho acreditado cada vez mais em poucas coisas. Quando eu tinha menos de 20 anos, costumava responder que era muito nova para dizer no que acreditava.

Hoje, como eu não sou mais tão nova assim, sinto que devo me posicionar. As pessoas te cobram, querem que você acredite em alguma coisa. Eu acredito em mim, tenho fé em mim. Eu sou meu próprio Deus. Sou escrava da minha própria criação”, afirmou, segundo informações do jornal O Globo