​Guia de Pronúncia das Chaves Enoquianas – Anton LaVey

Traduzido de The Cloven Hoof, May V A.S. (1970 d.C.)

De todas as perguntas sobre o conteúdo da Bíblia Satânica, o mais frequente é quanto à pronúncia do Chaves Enoquianas. Gostaria de salientar o fato, antes mesmo de tratar do pronúncia recomendada, que a importância deve ser colocada na entrega rítmica e sequencial das palavras, em vez de uma tentativa acadêmica de pronunciá-los corretamente.

As versões originais das Chaves foram escritas na mesma maneira como o hebraico; ou seja, as letras são representadas apenas por consoantes, com os sons vocálicos não escritos. Apenas uma outra tradução do Chaves está disponível – a inclusão de Israel Regardie em sua monumental trabalho de vinte e cinco dólares chamado The Golden Dawn [desde 1970, outros edições apareceram impressas, e o preço do livro de Regardie é agora muito mais! ed.]. As Chaves na obra de Regardie são um “branco light” e ocupam poucas páginas no final de seus dois volume compêndio dos rituais da Ordem da Golden Dawn. Eles são apresentados em sua forma enoquiana com apenas consoantes para lido por, de modo que “Zodoreje” leria “Zdrj”. Como você pode ver, isso torna decididamente mais difícil de pronunciar!

Existem várias opiniões quanto à pronúncia correta, assim como em Latina, às vezes existem várias maneiras de pronunciar o mesmo palavra, dependendo do padrão de fala regional e histórico. Então isso é com Enoquiano. A palavra “Cahisa”, se preferir um som suave padrão, seria lido “SA-HEE-SHAH” – o mais prevalente pronúncia, no entanto, seria “KA-HEE-SAH”, ou apenas do jeito que parece que seria dito.

A entrega das palavras deve ser tão deliberada e prolongada quanto possível, sem nenhuma tentativa de tagarelar rapidamente para mostrar como proficiente no idioma que você é! Para quem viu Rosemary Baby [ou The Devil’s Rain, para o qual o próprio LaVey treinou o extras], você se lembrará da lenta solenidade dos cantos, executados em quase monótono. Cada sílaba deve ser dita com grande deliberação, tomando cuidado para não passar por cima dos sons. Uma palavra como “beliore” deve resultar em “BAY-LEE-OAR-RAY”. “Busada” deve sair “BOO-SAH-DAH”. Onde duas vogais idênticas são mostrados juntos, como em “Ooa”, a pronúncia seria “OH-OH- AH.”

Considero irritante a pessoa que exige uma tradução palavra por palavra das Chaves, sem perceber sua falta de nuances gramaticais e estilo literário. Se eles fossem traduzidos literalmente, você pode ter certeza de que o cantor soaria muito inarticulado! Porque a língua inglesa é uma gloriosa exibição de palavras, é criminoso não se valer da majestosas interpretações vocais possibilitadas por tal linguagem. No cerimônias que conduzi, sempre falei a chave que escolheram tanto em inglês quanto em enoquiano.

Como um pequeno exemplo de pronúncia, aqui está A DÉCIMA SEXTA CHAVE ENOQUIANA escrito foneticamente:

Ee-lah-sah vi-vee-ah-lah pay-ray-tah! Sah-lah-mah-noo bah-lah-tah, dahs ah-cah-row oh-dah-zoe-dee boo-sah-dah, ode bay-lee-oh-rock- sah bah-lee-tah: Dahs ee-noo-see kah-oh-sah-jee loo-sah-dah-noo ay- mow-dah: Dahs oh-may ode tah-lee-oh-bay: dah-ree-lah-pah ee-ay- hay ee-lah-sah Mah-dah Zoe-dee-low-dah-ray-pay. Zoe-dah-cah-ray ode Zoe-dah-may-rah-noo. Oh-doe kee-cah-lay Kwah-ah: Zoe-doe- ray-jay, lah-pay zoe-dee-ray-doe Noe-coe Mah-dah, Hoe-ah-thah-hay (Suspiro)-tahn!