Não se deixe confundir: A estátua que causou muito barulho essa semana é Baphomet. Respeitamos o sincretismo religioso, mas a figura representa Baphomet, e sua ilustração foi criada e publicada pela primeira vez por Éliphas Lévi, um ocultista francês, que o publicou no seu livro Dogma e Ritual de Alta Magia.
Citando Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica:
“O Símbolo de Baphomet foi usado pelos Cavaleiros Templários para representar Satã. Através das épocas este símbolo tem sido chamado por muitos nomes diferentes. Entre eles estão: The Goat of Mendes, The Goat of a Thousand Young, The Black Goat, The Judas Goat, e talvez mais apropriadamente, o Bode Expiatório.
Baphomet representa os Poderes das Trevas combinados com a fertilidade procriadora da cabra. Em sua forma pura, o pentagrama é mostrado circundando a figura de um homem nos cinco pontos da estrela – três pontos em cima e dois em baixo – simbolizando a natureza espiritual do homem.
No Satanismo, o pentagrama também é usado, mas desde que o Satanismo representa os instintos carnais do homem, ou o oposto da sua natureza espiritual, o pentagrama é invertido para acomodar perfeitamente a cabeça da cabra – seus chifres, representando dualidade, impelidos para frente em desafio; os outros três pontos invertidos, ou a trindade negada.
As figuras hebraicas em torno do círculo do símbolo, no exterior, que suporta os ensinamentos mágicos da Qbalah, esclarece perfeitamente Leviathan, a serpente do abismo das águas, e indentificado com Satã. Estas figuras correspondem aos cinco pontos da estrela invertida.”
- O facho representa a inteligência equilibrante do ternário.
- A cabeça de bode, reunindo caracteres de cão, touro e burro, representa a responsabilidade apenas da matéria e a expiação corporal dos pecados.
- As mãos humanas mostram a santidade do trabalho e fazem o sinal da iniciação esotérica a indicar o antigo aforismo de Hermes Trismegisto (em uma posição muito semelhante a representações de Shiva na Índia): “o que está em cima é igual ao que está embaixo”.
- O sinal com as mãos também vem a recomendar aos iniciados nas artes ocultas os mistérios.
- Pode também ser interpretado em seu aspecto metafísico, onde pode representar o espírito divino que “ligou o Céu e a Terra”, tema recorrente na literatura esotérica.
- Os crescentes lunares presentes na figura indicam as relações entre o bem e o mal, da misericórdia e da justiça.
- Possuindo seios, o bode representa o papel de trazer à Humanidade os sinais da maternidade e do trabalho, os quais são signos redentores.
- O pênis é metaforicamente representado por um Caduceu. No budismo tantrico este é o símbolo de ascensão da energia da deusa Kundalini. Em forma de serpente ela está enrolada e oculta na base da coluna de todo ser humano. Ao atingir a plenitude desta força, o ser alcança o êxtase da iluminação (o nirvana). Este tipo de simbologia aparece com frequência na alquimia (o coito do rei e da rainha), com a qual o ocultismo tem relação.
- Na frente e embaixo do facho encontra-se o signo do microcosmo a representar simbolicamente a inteligência humana.
- Colocado abaixo do facho o símbolo faz da chama dele uma imagem da revelação divina. * Baphomet deve estar assentado ou em um cubo e tendo como estrado uma bola apenas ou uma bola e um escabelo triangular.
- A figura pode ser colorida no ventre (verde), no semicírculo (azul) e nas penas (diversas cores).
Depois de Eliphas, inúmeros artistas criaram suas próprias versões. Existe até uma versão dos Simpsons.
Mas afinal, qual é a posição da IdS sobre a estátua que está causando este burburinho todo, localizada na residência de “Mãe Michele”?
Sobre a versão intitulada Exu Belzebu por uma praticante de quimbanda que colocou a entidade sobre o muro de sua casa, não iremos nos posicionar. Por mais que haja uma história atribuída a este símbolo, os praticantes de outras religiões são livres para perverter e distorcer seus nomes e significados, de acordo com as regras de suas próprias religiões. Na comunidade da Igreja de Satã, esta figura sempre representará Baphomet, um dos símbolos que usamos para Lúcifer, ou ainda, o potencial maior que há em nós mesmos.
Quero conhecer